A Netflix acabou com as locadoras, o Spotify está tornando o trabalho das gravadoras obsoleto, o Whatsapp mudou a forma de se comunicar, o Uber chegou para facilitar a mobilidade urbana e o sistema financeiro atual é ameaçado por Fintechs como a Nubank.
Para a Construção Civil não é diferente.
O convencional tem dado espaço para soluções mais inteligentes, integradas e que facilitam a vida das pessoas.
Hoje é comum ouvir sobre casas inteligentes controladas por smartphones, construções utilizando impressão 3D, obras sustentáveis que reduzem o impacto ambiental, materiais mais resistentes desenvolvidos com compostos orgânicos, entre outros.
O grande desafio no Brasil é justamente acompanhar essa evolução. Apesar da quantidade de novidades que são anunciadas todos os anos, a construção civil ainda sofre com a defasagem tecnológica dos próprios profissionais, seja por custo ou enraizados ao seu modo de trabalhar, ainda sentem dificuldade na mudança.
Um exemplo sobre essa distância entre a tecnologia disponível e a tecnologia utilizada na construção civil é a própria forma de gestão. Segundo a CBIC, 85% do mercado ainda usa planilhas na gestão, ou seja, a cada nova obra as construtoras perdem um tempo precioso procurando informações (nem sempre confiáveis) para controlar orçamentos e compra de materiais.
• Leia o post: Por que utilizar planilhas vai acabar com o seu negócio
Você sabe exatamente o lucro da sua obra? Você sabe facilmente quanto pagou pelo mesmo material mês passado? Faz cálculo de Curva ABC? Consegue ter visibilidade do Orçado x Executado?
Respostas rápidas para perguntas como essas podem significar o crescimento ou a estagnação da sua empresa. Gerir uma empresa sustentável exige previsibilidade, ter históricos de dados e análise inteligente. O foco precisa ser a gestão da informação.
A forma genérica de fazer as coisas está dando espaço para soluções que realmente entendem o problema. Empresas como Netflix, Uber e Spotify lideram porque entendem seu público e criaram um jeito novo de atuarem nos seus respectivos mercados, e inevitavelmente um jeito melhor.
Na construção civil, o SiengeGo! aparece como a ferramenta que vai proporcionar para as pequenas construtoras um jeito melhor de fazer gestão. Integrando financeiro, compras e engenharia de forma rápida e fácil, o SiengeGo! permite acesso a todos os dados das obras em uma única tela.
Se destacou com o Funcionário Digital, recurso exclusivo que utiliza tecnologia cognitiva e foi ganhador do Beacon, prêmio internacional de inovação da IBM. O Funcionário Digital aprende com as suas movimentações e envia informações fundamentais para que a sua obra nunca pare.
Através de uma ferramenta especializada e de baixo investimento, iniciativas tecnológicas como o próprio SiengeGo!, estimulam o crescimento da construção civil e garante que existe um jeito melhor de fazer gestão.
Quer tornar a sua gestão mais eficiente?