Um pedido é uma forma de validar todos os acordos de valores, prazos e entregas acordados por e-mail ou por telefone com o seu fornecedor. Para isso, o sistema permite incluir e listar cada um dos itens em um pedido, juntamente com as demais informações que serão enviadas em um arquivo por e-mail ou pelo WhatsApp.
Já uma nota, permite o cadastro dos itens que já foram comprados e que estão em estoque na obra ou no depósito e por isso, eles podem ser cadastrados no sistema sem que haja um pedido.
Para incluir um novo pedido, é necessário incluir alguns itens, como: o número do pedido, a data, o fornecedor e seu vendedor, o valor total desse pedido, a forma como ele será pago, onde ele será entregue e de qual conta ele será debitado. Abaixo, o vídeo apresenta o registro desses itens, detalhadamente.
Após você fazer o pedido dos seus insumos aos seus fornecedores e assim, receber os seus insumos, adicionar a nota fiscal permite conferir se os produtos solicitados realmente foram entregues.
Mas porque conferir essas informações? Suponha que o fornecedor venda para você 2 mil tijolos, mas quando foi entregar teve problemas em seu estoque e só pode entregar metade dessa quantidade. Quando você confere esses dados, o Sienge Go! permite que a sua conta a pagar adicionada anteriormente seja alterada para o valor referente somente aos itens que foram realmente entregues.
Cadastrar uma nota fiscal sem pedido permite a você colocar no Sienge Go! os registros de insumos que já estão no seu estoque, no depósito da sua obra ou compras emergenciais que foram realizadas sem pedido prévio. O cadastro das notas fiscais sem pedido permite adicionar automaticamente essas compras às despesas, garantindo um fluxo de caixa assertivo.
O panorama de compras permite a você comparar os valores dos insumos do orçamento realizado, com os insumos do pedido de compra e os da nota fiscal. Assim, você consegue comparar se os custos inicialmente propostos para para obra condizem com o que foi gasto nela.