Software de Gestão para Construção Civil é Caro?

A resposta é Não, e neste artigo vou te explicar…

A construção civil é um dos mercados mais importantes no Brasil, movimentando mais de 2 milhões de empregos todos os anos. Apesar da sua relevância para economia, a gestão das empresas muitas vezes deixa a desejar. 

Você vai concordar comigo quando eu digo:
Ser um bom construtor não garante ser um bom gestor

E isso se justifica pela natureza do negócio. 

Na construção civil, assim como em outras áreas convencionais, a gestão não é uma matéria abordada durante a formação. Então, quando o profissional resolve criar sua própria empresa, enfrenta muita dificuldade em trabalhar nessa jornada dupla de construtor e gestor. 

A função de um software de gestão é justamente suprir essa dificuldade, deixando livre da burocracia para focar no que realmente importa: A OBRA. 

Neste post vamos analisar o que torna um software mais caro ou mais barato e qual se adapta melhor para o seu tipo de negócio. 

Mentalidade

Para alguns empresários contratar um software de gestão é encarado como um custo, um encargo financeiro, algo que pesa no bolso. Essa impressão equivocada é motivada principalmente por uma visão de curto prazo. Como não há um ganho financeiro imediato, a percepção de “gasto” acaba prevalecendo. 

Não se engane. Software de Gestão é Investimento!  

E para resumir um pouco desse entendimento, podemos refletir sobre alguns problemas comuns do dia a dia de uma construtora, como por exemplo: desperdício de materiais, diferença entre orçado e executado ou a falta de visibilidade do fluxo de caixa. Questões que impactam diretamente no bolso e que poderiam ser evitados através de um sistema de gestão.

Avaliando o Investimento 

O primeiro passo para entender o valor de um software é entender exatamente o que você está buscando como solução. 

Para ilustrar, vamos analisar abaixo: 

Construção Civil Um cliente quer construir uma casa padrão: 150 m² de terreno, dois dormitórios, um banheiro, cozinha, sala de jantar, sala de estar e garagem para dois automóveis.

No mesmo dia, aparece um outro cliente na sua construtora pedindo orçamento para construir uma casa grande, com padrão superior: 450 m², três dormitórios sendo duas suíte, sala de estar, sala de jantar, cozinha, lavabo, depósito, área de serviço, área de lazer com piscina e churrasqueira, canil e garagem para três carros.

Mesmo sendo exemplos avulsos e sem muitos detalhes da construção em si, conseguimos entender a diferença entre o que um cliente busca comparado ao outro. 

Com software de gestão na construção civil é exatamente a mesma coisa. 

Quanto mais específico os detalhes que um software precisa ter para atender as necessidades do seu negócio, maior o valor de investimento em uma solução.

Especializado x Genérico

As construtoras, em geral, buscam um software de gestão que seja integrado com as áreas da empresa, que centralize as informações e atenda a demanda dos colaboradores, ou dos próprios sócios, que gastam um tempo considerável em tarefas operacionais. 

Softwares muito especializados exigem um nível de desenvolvimento alto e consequentemente um investimento mais alto. Muitas construtoras não estão preparadas financeiramente para uma solução tão robusta e diante deste cenário acabam optando por soluções genéricas.

Quando falamos de soluções genéricas, podemos citar: Planilhas, Softwares de Controle Financeiro e demais ferramentas, que apesar do investimento mais baixo, não contemplam uma gestão totalmente eficiente para uma empresa da construção civil. 

O grande problema de usar uma solução genérica é a falta de previsibilidade do negócio. 

Imagina que você acabou de fechar um negócio envolvendo a construção de 10 obras. 

Como controlar a compra de materiais e o custo individualizado das 10 obras usando planilhas? Como diminuir a diferença entre o orçado e executado? Como você vai gerar histórico e replicar o aprendizado destas obras para as próximas?   

Como você vai crescer com uma solução genérica?
Essa é a grande pergunta.

Existem inúmeras variáveis que podem fazer uma obra ser lucrativa ou ter prejuízo. 

Sabemos que controlar a grande quantidade de dados em uma construtora é realmente um desafio e pode garantir o sucesso do negócio.  O problema é que as empresas precisavam escolher entre uma solução muito “robusta” ou muito “genérica”.

Não existia, até então, um meio termo no mercado de softwares, que fosse alinhado com a capacidade financeira e a necessidade tecnológica.

E foi visando atender essa carência do mercado que o SiengeGo foi lançado.

Solução para pequenas empresas da construção civil

A tecnologia que antes parecia distante, agora é disponibilizada para estimular o mercado e promover o crescimento de mais de 100 mil pequenas empresas da construção civil. 

Após 28 anos no mercado de software para construção civil, o Sienge amplia seu campo de atuação e traz ao mercado o SiengeGo!, software especializado em gestão para micro e pequenas empresas que buscam uma solução especializada com baixo investimento.

O SiengeGo! carrega em seu DNA toda experiência da marca Sienge e chega ao mercado para inovar. Antes mesmo do lançamento, o SiengeGo! ganhou o Beacon, prêmio internacional de inovação da IBM em função do recurso cognitivo “Funcionário Digital”.

O Funcionário Digital entende a complexidade do dia a dia de uma construtora, analisa as movimentações dentro do SiengeGo! e fornece instantaneamente informações fundamentais para que a obra nunca pare.

Com o SiengeGo! você tem tudo em uma única tela, integrando os processos financeiros, de compras e engenharia.

Preço correto nos orçamentos 

Com o SiengeGo! você faz orçamentos de forma rápida e fácil. O software armazena o histórico de orçamentos e compras, avisando quando algo não está correto, como por exemplo: preço mais alto, pedido de compra em aberto, entre outros.

O fim da diferença entre orçado e executado  

Pelo panorama de compras é possível ver item por item do orçamento, comparando em tempo real. 

Um software de construtoras para construtoras 

Desenvolvido com o apoio de 167 empresas da construção civil, cada funcionalidade foi pensada por quem enfrenta as mesmas dificuldades que você no dia a dia. E o resultado não poderia ser diferente, uma solução completa que entende o que você precisa. 

Caso queira tornar a sua gestão mais eficiente, peça uma demonstração do SiengeGo! agora mesmo.

E agora, você vai continuar sofrendo
com os mesmos problemas de sempre?

Que tal a gente se conhecer e conversar um pouco mais sobre o Sienge Go! sem compromisso?