A construção civil é um dos mercados mais importantes no Brasil, movimentando mais de 2 milhões de empregos todos os anos. Apesar da sua relevância para economia, a gestão das empresas muitas vezes deixa a desejar.
Você vai concordar comigo quando eu digo:
Ser um bom construtor não garante ser um bom gestor
E isso se justifica pela natureza do negócio.
Na construção civil, assim como em outras áreas convencionais, a gestão não é uma matéria abordada durante a formação. Então, quando o profissional resolve criar sua própria empresa, enfrenta muita dificuldade em trabalhar nessa jornada dupla de construtor e gestor.
A função de um software de gestão é justamente suprir essa dificuldade, deixando livre da burocracia para focar no que realmente importa: A OBRA.
Neste post vamos analisar o que torna um software mais caro ou mais barato e qual se adapta melhor para o seu tipo de negócio.
Para alguns empresários contratar um software de gestão é encarado como um custo, um encargo financeiro, algo que pesa no bolso. Essa impressão equivocada é motivada principalmente por uma visão de curto prazo. Como não há um ganho financeiro imediato, a percepção de “gasto” acaba prevalecendo.
Não se engane. Software de Gestão é Investimento!
E para resumir um pouco desse entendimento, podemos refletir sobre alguns problemas comuns do dia a dia de uma construtora, como por exemplo: desperdício de materiais, diferença entre orçado e executado ou a falta de visibilidade do fluxo de caixa. Questões que impactam diretamente no bolso e que poderiam ser evitados através de um sistema de gestão.
O primeiro passo para entender o valor de um software é entender exatamente o que você está buscando como solução.
Para ilustrar, vamos analisar abaixo:
Um cliente quer construir uma casa padrão: 150 m² de terreno, dois dormitórios, um banheiro, cozinha, sala de jantar, sala de estar e garagem para dois automóveis.
No mesmo dia, aparece um outro cliente na sua construtora pedindo orçamento para construir uma casa grande, com padrão superior: 450 m², três dormitórios sendo duas suíte, sala de estar, sala de jantar, cozinha, lavabo, depósito, área de serviço, área de lazer com piscina e churrasqueira, canil e garagem para três carros.
Mesmo sendo exemplos avulsos e sem muitos detalhes da construção em si, conseguimos entender a diferença entre o que um cliente busca comparado ao outro.
Com software de gestão na construção civil é exatamente a mesma coisa.
Quanto mais específico os detalhes que um software precisa ter para atender as necessidades do seu negócio, maior o valor de investimento em uma solução.
As construtoras, em geral, buscam um software de gestão que seja integrado com as áreas da empresa, que centralize as informações e atenda a demanda dos colaboradores, ou dos próprios sócios, que gastam um tempo considerável em tarefas operacionais.
Softwares muito especializados exigem um nível de desenvolvimento alto e consequentemente um investimento mais alto. Muitas construtoras não estão preparadas financeiramente para uma solução tão robusta e diante deste cenário acabam optando por soluções genéricas.
Quando falamos de soluções genéricas, podemos citar: Planilhas, Softwares de Controle Financeiro e demais ferramentas, que apesar do investimento mais baixo, não contemplam uma gestão totalmente eficiente para uma empresa da construção civil.
O grande problema de usar uma solução genérica é a falta de previsibilidade do negócio.
Imagina que você acabou de fechar um negócio envolvendo a construção de 10 obras.
Como controlar a compra de materiais e o custo individualizado das 10 obras usando planilhas? Como diminuir a diferença entre o orçado e executado? Como você vai gerar histórico e replicar o aprendizado destas obras para as próximas?
Como você vai crescer com uma solução genérica?
Essa é a grande pergunta.
Existem inúmeras variáveis que podem fazer uma obra ser lucrativa ou ter prejuízo.
Sabemos que controlar a grande quantidade de dados em uma construtora é realmente um desafio e pode garantir o sucesso do negócio. O problema é que as empresas precisavam escolher entre uma solução muito “robusta” ou muito “genérica”.
Não existia, até então, um meio termo no mercado de softwares, que fosse alinhado com a capacidade financeira e a necessidade tecnológica.
E foi visando atender essa carência do mercado que o SiengeGo foi lançado.
A tecnologia que antes parecia distante, agora é disponibilizada para estimular o mercado e promover o crescimento de mais de 100 mil pequenas empresas da construção civil.
Após 28 anos no mercado de software para construção civil, o Sienge amplia seu campo de atuação e traz ao mercado o SiengeGo!, software especializado em gestão para micro e pequenas empresas que buscam uma solução especializada com baixo investimento.
O SiengeGo! carrega em seu DNA toda experiência da marca Sienge e chega ao mercado para inovar. Antes mesmo do lançamento, o SiengeGo! ganhou o Beacon, prêmio internacional de inovação da IBM em função do recurso cognitivo “Funcionário Digital”.
O Funcionário Digital entende a complexidade do dia a dia de uma construtora, analisa as movimentações dentro do SiengeGo! e fornece instantaneamente informações fundamentais para que a obra nunca pare.
Com o SiengeGo! você tem tudo em uma única tela, integrando os processos financeiros, de compras e engenharia.
Com o SiengeGo! você faz orçamentos de forma rápida e fácil. O software armazena o histórico de orçamentos e compras, avisando quando algo não está correto, como por exemplo: preço mais alto, pedido de compra em aberto, entre outros.
Pelo panorama de compras é possível ver item por item do orçamento, comparando em tempo real.
Desenvolvido com o apoio de 167 empresas da construção civil, cada funcionalidade foi pensada por quem enfrenta as mesmas dificuldades que você no dia a dia. E o resultado não poderia ser diferente, uma solução completa que entende o que você precisa.
Caso queira tornar a sua gestão mais eficiente, peça uma demonstração do SiengeGo! agora mesmo.